quarta-feira, 6 de junho de 2012

PT confirma intervenção e Humberto Costa será candidato no Recife


Diógenes Campanha, na Folha

O PT confirmou ontem a intervenção na disputa eleitoral pela Prefeitura do Recife e frustrou os planos do atual prefeito, João da Costa (PT), de tentar a reeleição.

Em reunião da sua Executiva Nacional realizada em São Paulo, o partido indicou o senador Humberto Costa (PT-PE) como pré-candidato. Ele obteve 12 dos 17 votos da comissão.

O encontro, que contou com a presença do ex-ministro José Dirceu, começou tumultuado, com João da Costa deixando a reunião logo em seu início.

"Antes de a reunião começar, fui informado de que a decisão seria pela intervenção, pela candidatura de Humberto. Achei desnecessário participar de um debate que tinha uma decisão tomada", afirmou.

João da Costa venceu a primeira consulta interna realizada pelo partido no mês passado, mas o resultado não foi reconhecido pela legenda, que alegou irregularidades.

O partido convocou então uma nova consulta, com o objetivo de usar o intervalo entre os encontros para convencer os dois candidatos --João da Costa e o deputado licenciado Maurício Rands -- a abrir mão da candidatura em favor do senador.

Rands atendeu o pedido da cúpula do PT, mas João da Costa resistia à orientação.

A segunda consulta, então, foi cancelada pela legenda. "Não é uma intervenção burocrática, mas é uma intervenção política", afirmou André Vargas, secretário de Comunicação do PT.

Questionado se apoiaria a campanha de Humberto Costa, o prefeito desconversou e colocou em dúvida o interesse do senador em receber o seu apoio. "Não sei se ele quer meu apoio", disse. "Talvez até vá dar prejuízo na eleição", afirmou, lembrando ataques que sua gestão recebeu nos últimos dias.

Ontem, militantes que apoiam a pré-candidatura à reeleição do prefeito iniciaram uma vigília para aguardar a decisão da Executiva Nacional petista.

"Veja que inusitado, que coletividade, uma decisão sem ter havido votação? Isso é um novo estilo de reunião", disse o deputado Fernando Ferro (PT-PE), um dos apoiadores da pré-campanha de João da Costa.

Nenhum comentário: