Pesquisa Ibope encomendada pelo Grupo RBS, realizada entre os dias 9 e 12 de junho, mostra que o deputado Marco Tebaldi (PSDB) lidera as intenções de voto para a prefeitura de Joinville neste momento.

O mais completo cenário tem 10 possíveis candidatos. Tebaldi aparece com 25% das intenções de voto, seguido pelo deputado Kennedy Nunes (PSD), com 16%. O prefeito Carlito Merss (PT) surge com 13%, e o empresário Udo Döhler (PMDB), com 11%. Como a pesquisa possui uma margem de erro de quatro pontos percentuais, para cima ou para baixo, Kennedy, Carlito e Udo aparecem em situação de empate técnico. Os demais pré-candidatos testados têm 6% ou menos de intenções de votos.
Neste cenário, os eleitores que declararam a intenção de votar em branco ou nulo totalizam 12%, enquanto outros 12% se disseram indecisos ou preferiram não responder.
Na consulta espontânea, quando o entrevistado cita livremente o nome de sua preferência, Tebaldi tem 10%, seguido por Carlito, com 9%, em nova situação de empate técnico.
Carlito tem a maior rejeição, com 55%, seguido por Tebaldi, 17%.
O que diz o Ibope
A pesquisa publicada nesta edição retrata a intenção de votos dos eleitores de Joinville entre 9 e 12 de junho. Em comunicado à imprensa divulgado ontem, o Ibope Inteligência ressalta que a pesquisa encomendada pelo PR, cujo resultado circulou em outros veículos de comunicação e na internet, teve os dados colhidos entre os dias 26 e 28 de maio. “Portanto, aquele resultado pode não corresponder mais à opinião dos eleitores no atual contexto eleitoral do município de Joinville.
População avalia o desempenho
Pesquisa Ibope, os entrevistados também foram questionados sobre o desempenho da administração de Carlito Merss (PT) na prefeitura de Joinville. A gestão petista foi avaliada como ruim ou péssima por 47% dos entrevistados, como regular por 30% e como ótima ou boa por 21%. Apenas 2% não responderam ou não tinham uma avaliação.
Também foi perguntada a nota média que o eleitor atribuiria para o atual prefeito de Joinville em uma escala de zero a 10. Neste quesito, Carlito recebeu 4,1. Já o grau de desconfiança em relação ao prefeito foi de 66% dos entrevistados. O nível de confiança ficou em 26%.
Outra pergunta feita na pesquisa foi sobre a percepção da população sobre os problemas do município. A saúde foi citada pela grande maioria dos eleitores, alcançando 82% das menções. Em seguida, aparece a educação, com 35%, seguida pela segurança pública, com 28%. Calçamento de ruas e avenidas e o trânsito surgem empatados, com 23% das citações cada uma. Estes índices representam os três problemas que o entrevistado poderia mencionar. A soma dos itens passa de 100% porque havia a opção de resposta múltipla.
Ficha técnica
Contratante: Grupo RBS
Pesquisa de campo: 9 a 12 de junho de 2012
Amostra: 602 entrevistas
Margem de erro: quatro pontos percentuais, para mais ou para menos
Registro: protocolo 00030/2012, no TRE-SC
2 comentários:
William, se a margem de erro é de 4% para cima ou para baixo, Tebaldi e Kennedy também estão tecnicamente empatados.
Mas sugiro dar uma olhada na pesquisa postada na página do Ibope e veiculada em Joinville pelo jornal Gazeta de Joinville.
Números bem diferentes.
Jura Arruda, se Tebaldi e Kennedy estão tecnicamente empatados nesta pesquisa como você está falando, então pq o Kennedy está chorando tanto ai pelas redes sociais por causa deste resultado?
Você coloca ai uma margem de erro de 4% para + ou para -, q é a margem da pesquisa.
Veja o cenário 1 que é o mais provavel até aqui. Nele Tebaldi aparece com 25% e kennedy 16%. Colocando a margem de erro do Kennedy p + ele vai a 20%. Colocando a margem do Tebaldi p baixo ele vai a 21%.
Se tá empatado tecnicamente pq o Kennedy chora tanto nas redes sociais???
Postar um comentário