Do portal AN
A um mês das convenções que decidirão os pré-candidatos em Joinville, oito nomes estão na corrida. As principais candidaturas são do atual prefeito Carlito Merss (PT), do ex-prefeito Marco Tebaldi (PSDB), do deputado estadual Kennedy Nunes (PSD) e do empresário Udo Döhler (PMDB). Dr. Xuxo (PR), Leonel Camasão (PSOL), Rodrigo Coelho (PDT) e Sandro Silva (PPS) ainda negociam a possibilidade de compor com outras siglas.
No estágio das conversas, ainda são poucas as alianças dadas como certas. O PMDB, até agora, não tem nenhum apoio anunciado. O senador Luiz Henrique, principal liderança do partido na cidade, ainda deseja montar a tríplice aliança, reunindo PSD e PSDB em torno da candidatura de Udo. Caso isso não se efetive, os peemedebistas trabalham com um plano B, que é trazer PDT e PPS. Dos dois partidos, sairia a indicação do vice. Por enquanto, o PTB é o mais próximo do PMDB.
Enquanto isso, Tebaldi, que lançou sua pré-candidatura no mês passado, já tem alinhavado o apoio do DEM e obteve formalização de parceria do PMN. A sigla faz também tratativas com o PSL, PPS, PV, PTC e PTN. A entrada do tucano no pleito foi um dos motivos que fez com que o deputado Darci de Matos (PSD) desistisse de concorrer à prefeitura — além da falta de apoio do governador Raimundo Colombo (PSD). Isso fez com que Kennedy fosse o nome da sigla para as eleições. Mesmo sofrendo pressão para abdicar da pré-candidatura, ele persiste e deve ter o vice vindo do PSB, único aliado que terá e que dará tempo de TV e rádio para o PSD.
Nesse cenário, o prefeito Carlito foi perdendo aliados. Atualmente, a sigla deve contar com os apoios de partidos que integram a base governista em âmbito federal. PSC, PT do B e PHS estão próximos de manter o apoio ao petista, enquanto PC do B e PRB ainda estão conversando sobre o apoio. Mesmo assim, Carlito ainda sonha em manter na sua base o PDT, que se dividiu entre ficar com os petistas e lançar um candidato, e o PR, que está entre manter o vice-prefeito Ingo Butzke, mas tem Dr. Xuxo querendo o respaldo da executiva estadual e nacional para se lançar na campanha. Mais
aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário