Do site IBOPE
A pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre 26 e 28 de maio sobre a sucessão à Prefeitura de Joinville apontou, no momento em que os dados foram coletados, que a disputa estava equilibrada entre Kennedy Nunes (PSD) e Marco Tebaldi (PSDB) pelo cargo de Prefeito do município de Joinville.
No momento, em que não há definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, testou-se três cenários de intenção de voto, considerando os nomes mais prováveis para esta disputa.
Em um primeiro cenário de intenção de voto estimulada, onde são apresentados os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, o Deputado Estadual Kennedy Nunes aparece em primeiro lugar (27%) tecnicamente empatado com o Deputado Federal Marco Tebaldi (26%). Em um patamar inferior, em segundo lugar, aparecem empatados numericamente com 11% das menções do eleitorado cada, o atual prefeito Carlito Merss e o peemedebista Udo Döhler. Os pré-candidatos Doutor Xuxo (PR), Rogério Novaes (PV) e Sandro Silva (PPS) atingem índices de até 4% das intenções de voto, enquanto Leonel Camasão do PSOL, apesar de constar no disco apresentado aos entrevistados, o seu nome não foi citado por nenhum deles. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo totalizam 8%, enquanto outros 11% estão indecisos ou preferem não responder.
No segundo cenário, em que foram testados somente cinco nomes, os pré-candidatos Kennedy Nunes e Marco Tebaldi permanecem empatados com 28% e 25% das intenções de voto, respectivamente. Neste cenário, os pré-candidatos Carlito Merss e Udo Döhler disputam a segunda colocação com 12% e 11%, respectivamente. O Doutor Xuxo aparece com 4% e Rodrigo Coelho aparece com menos de 1% das citações. Os índices dos eleitores que declaram votar em branco ou nulo, ou que estão indecisos neste momento, se encontram nos mesmos patamares dos registrados no primeiro cenário.
Na última simulação, excluindo Kennedy Nunes, o pré-candidato Marco Tebaldi desponta com 31% das intenções de voto. Em segundo lugar, surgem Udo Döhler (14%) e Carlito Merss (13%). Em um patamar inferior aparece Doutor Xuxo com 6%, seguido dos demais pré-candidatos Rodrigo Coelho, Rogério Novaes e Sandro Silva, todos com 2% das citações cada. Neste cenário, 14% dos eleitores declaram intenção de votar em branco ou nulo, enquanto outros 16% estão indecisos ou preferem não responder.
O IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Nesta situação, 61% dos entrevistados declaram não saber em quem votar e 6% declaram votar em branco ou anulam o voto. Nesta situação, os índices de Carlito Merss, Marco Tebaldi, Kennedy Nunes e Udo Döhler variam entre 8% e 6% das menções espontâneas. Os demais nomes citados obtêm índices de até 1%.
Segundo turno
Na pesquisa foram testados alguns cenários em um eventual segundo turno. No confronto entre Kennedy N unes e Marco Tebaldi, o pré-candidato do PSD atinge 42% das intenções de voto, enquanto o tucano aparece com 34%. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo totalizam 13%, enquanto outros 11% estão indecisos ou preferem não responder.
Os cenários de confronto direto com maior diferença percentual são entre Kennedy Nunes e Carlito Merss (51% contra 17%, respectivamente) e entre Marco Tebaldi e Carlito Merss (48% contra 17%, respectivamente). Em ambos os cenários, cerca de 2 em cada 10 eleitores declaram votar em branco ou nulo, enquanto 12% estão indecisos ou não respondem.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 1110 | 2012)
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2012.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 406 eleitores.
Margem de erro: é de 5 (cinco) pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pelo PARTIDO DA REPÚBLICA-PR.
Registro eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, sob protocolo nº SC-00026/2012.
Cometário
Atualizando
Há uma outra pesquisa mais recente do mesmo Ibope contratada pelo Grupo RBS. Essa foi a campo nos dis 9 a 12 de junho de 2012 e divulgada em 16 de Junho de 2012. Acesso ao novo IBOPE aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário