terça-feira, 10 de abril de 2012
Paulo Hartung lidera pesquisa para Prefeitura de Vitória
Eduardo Fachetti, no Portal Gazeta Online
Sem o ex-governador Paulo Hartung, o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas lidera
Apesar de estar há meses saindo pela tangente quando perguntado sobre sua candidatura à Prefeitura de Vitória, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) é, hoje, o preferido de 42,5% dos eleitores. É o que aponta um dos cenários estimulados pela pesquisa da série "Avaliação da Gestão", que mostra em segundo lugar o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas (14,2%), seguido por Luciano Rezende (PPS), com 10,7%. A petista Iriny Lopes ficaria com a quarta colocação, escolhida por 7,5% das pessoas. José Esmeraldo (PR) aparece com 5%.
O "fator Hartung" é uma das incógnitas do mercado político na Capital e pode mudar as peças do tabuleiro. Prova disso é que pré-candidatos do PSDB, do PPS e do PMDB – no caso, o deputado federal Lelo Coimbra – têm defendido a convergência de forças.
Clique na imagem para ampliar
O Instituto Futura, responsável pela amostragem, simulou ainda uma disputa sem Hartung. Nessa hipótese, Luiz Paulo seria o primeiro colocado (25,2%). Em seguida, aparecem Luciano (19,3%), Iriny (10,3%), Lelo (6,7%) e Esmeraldo (6%).
Caso o ex-governador entre no páreo aglutinando os apoios dos tucanos e do PPS, o embate com Iriny Lopes teria o apoio de 66,8% do eleitorado. A petista levaria 12,7% dos votos.
Quando os eleitores manifestam voto por livre iniciativa, Hartung é o mais lembrado (11,5%), seguido por Luiz Paulo (7,7%). Iriny é espontaneamente rejeitada por 6,7% dos moradores de Vitória. A rejeição à petista chega a 22,2% na medição estimulada.
Repercussão
“A pesquisa mostra um forte apelo da população ao modelo de gestão que montei”
Paulo Hartung (PMDB), ex-governador
“Pesquisa é apenas retrato de um momento e ainda com margem de erro. Não estou em campanha, nem procurando espaços na mídia a todo custo”
Iriny Lopes (PT) deputada federal
“A pesquisa reflete o que sinto. Os números mostram que nosso projeto é competitivo. Quanto à rejeição, acho índices normais”
Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), ex-deputado federal
“Todas as pesquisas confirmam a nossa competitividade. Agradeço a Deus e aos moradores. O fato de ter baixa rejeição me dá enorme alegria”
Luciano Rezende (PPS), deputado estadual
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário